Na terça-feira (25), pais e mães aflitos reclamaram de mau atendimento e superlotação no Hospital da Criança (HC), em Aracaju. Filas grandes e demora para ter acesso às consultas são algumas das queixas dos responsáveis.
Uma mãe inconformada, afirmou que chegou no HC por volta das 8h da manhã e até às 12h, a filha ainda não tinha sido atendida. Segundo ela, os sintomas da filha são febre, dores no corpo, tosse e vômito. "Chegaram a me encaminhar para outro hospital, cheguei lá também não tinha vaga. Agora eu voltei pro HC, não sei qual milagre aconteceu que estão chamando as pessoas para fazer o cadastro e talvez consulta com o médico", reclamou.
Em nota, a Secretaria do Estado da Saúde (SES) informou que o número de leitos foi ampliado em toda a rede estadual, por causa da alta demanda de crianças sofrendo com síndrome gripal aguda, ocasionada pela sazonalidade. Ou seja, por conta da época do ano em estamos, os casos de gripe aumentam. "O Hospital da Criança atende casos de média e alta complexidade, e, 90% dos casos que tem chegado lá recentemente são de baixa complexidade. Por isso, orientamos que os pais busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital", explicou a SES.