O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), acompanhado do vice-prefeito, Janio Dias, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adriano Carvalho e todos os outros representantes do legislativo municipal, além do deputado federal João Daniel, reuniu-se em Brasília com o diretor de patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Andrey Rosenthal e Paulo Farsette, coordenador de patrimônio do órgão federal e concluiu os últimos ajustes para a implantação do canteiro-modelo, que terá também a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A reunião foi primordial para a implantação do canteiro-modelo, que vai desenvolver os projetos de revitalização dos monumentos históricos, para incrementar o turismo e levar mais qualidade de vida, além de gerar emprego e renda para os laranjeirenses. Neste encontro, ficou definida também uma agenda em Laranjeiras com a presença de Andrey Rosenthal e Paulo Farsette, para a implantação do canteiro modelo ainda neste mês de maio. O primeiro projeto a ser executado é a revitalização da Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos (Igreja do Galo).
“Estamos todos muito animados com a implantação do canteiro modelo e o escritório técnico do IPHAN em Laranjeiras. Agora, temos a possibilidade de conseguirmos aprovar os projetos necessários para a revitalização do centro histórico e podermos de imediato, já conseguir implementar algumas obras e intervenções, inclusive já temos a garantia do empenho e limite financeiros para a execução de algumas delas”, disse Juca.
O prefeito acrescentou também que essa construção, através da Prefeitura e em parceria com o Iphan Nacional, tendo a cooperação do Iphan Estadual, UFS, Secretaria de Estado do Turismo e os vários parlamentares, “será um novo marco para a relação com o Iphan e o início de um Projeto de revitalização, conservação que possibilitará as diversas políticas públicas para alavancar o turismo e a geração de emprego e renda em nossa cidade e no Estado”, enfatizou Juca.
Andrey Rosenthal destacou a importância da parceria com a Prefeitura. “Laranjeiras tem um importante e valioso patrimônio histórico material e imaterial. Portanto, temos que preservar e cuidar e isso vamos executar através de parceria com o município, a UFS e todos os envolvidos. E o melhor, com o acompanhamento da equipe técnica sergipana. Sigamos juntos”, ressaltou o diretor.
O deputado federal João Daniel destacou a união entre a Prefeitura de Laranjeiras e outras lideranças políticas para a implantação de um projeto tão grandioso. “Iremos colocar essa ação em prática. Isso é algo novo e fundamental, nunca feito antes por outros gestores em Laranjeiras. Agora, todo o patrimônio histórico tombado será revitalizado e vamos mudar a realidade da cidade e do povo laranjeirense. Estamos juntos com o prefeito e todas as pessoas envolvidas”, destacou o deputado.
POR ASCOM PML