(79)99691-9607

NO AR

Diário Esportivo - Apresentação: Ezequiel/Ruston

Com Ezequiel e Ruston

Brasil

Diálogo e parceria para a ‘UFS do futuro’ marcam visita da universidade à Câmara Municipal de Laranjeiras

Sessão especial homenageou a universidade por seu aniversário

Publicada em 19/05/23 às 18:05h - 11 visualizações

por Rádio Laranjeiras FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Um evento para homenagear a Universidade Federal de Sergipe (UFS) por seus 55 anos foi marcado por discursos enfatizando diálogo e parceria com olhos na “UFS do futuro”. A Câmara de Vereadores de Laranjeiras, realizou no fim da tarde desta terça-feira, 16, uma sessão especial em alusão à efeméride da universidade.

“Estamos aqui hoje na Câmara de Laranjeiras, que é a casa do povo laranjeirense, para comemorar uma instituição que foi pensada e criada para a sociedade sergipana, e para poder relembrar a história da instalação de um campus que é importante não só para a universidade, mas para a população de Laranjeiras”, enfatizou o reitor Valter Santana.

O reitor Valter Santana reforçou a importância do diálogo para a construção da ‘universidade do futuro”. (Fotos: Adilson Andrade / Ascom UFS)

O percurso da UFS em Laranjeiras envolve constante diálogo para que o campus e o município estejam cada vez mais integrados.

“O campus de Laranjeiras tem, obviamente, pelo resgate cultural que a cidade representa e os cursos que a gente oferta aqui, uma íntima relação com essa cultura”, disse Valter. “E aqui estamos para debater com os vereadores de Laranjeiras, com a sociedade laranjeirense, para que esse projeto não seja um projeto da universidade, mas sim da sociedade, de forma integrada”, acrescentou.

Apresentação musical do coletivo “Do, Te, Cá”, que faz parte de um projeto de extensão do Departamento de Música.

Comemorando a oportunidade de receber a UFS na casa legislativa, o presidente da Câmara, Adriano Carvalho, abriu as portas para o diálogo com a gestão da UFS. “Temos o privilégio, que poucas cidades do estado têm, em possuir um campus da Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras”, introduziu o vereador.

“Ficamos muito felizes de ter esse prestígio da UFS estar aqui hoje, dentro da nossa Câmara, de sua gestão estar aqui falando um pouco mais sobre a universidade do nosso estado, do nosso município, e estamos aqui de portas abertas. A Câmara sempre foi parceira da UFS e quer manter sempre essa parceria, procurando fortalecer a educação”, destacou Adriano.

“Nos preocupamos com a possibilidade de redução de cursos e ao mesmo tempo sonhamos exatamente com a ampliação da oferta de cursos no campus”, pondera o presidente. “Acreditamos que isso possa vir a acontecer, inclusive para agregar mais interesse e atratividade ao nosso campus, uma vez que atende o Vale do Cotinguiba e outras cidades mais distantes”, analisou.

“Ficamos muito felizes de ter esse prestígio da UFS estar aqui hoje, dentro da nossa Câmara”, disse Adriano Carvalho, presidente da Câmara.


Valter Santana endossa a avaliação e a prospecção do presidente da Câmara. “É extremamente relevante, para universidade, ter a possibilidade de investir na cultura, na formação de recursos humanos que sejam importantes para esse cenário, e poder também, nesse momento, planejar até a inserção de novos cursos que sejam de interesse da sociedade laranjeirense, para que a universidade nesse novo momento que se aproxima, nessa nova construção dessa ‘universidade do futuro’, esteja cada vez mais integrada com a sociedade”, finalizou.

Gestores da UFS participaram da sessão.


Conexão e parceria

É consenso que a Universidade Federal de Sergipe está em Laranjeiras para cumprir um papel de integração com a força que a cidade tem no que se refere à sua história e suas manifestações culturais.

“O campus de Laranjeiras nasceu fruto de uma conjugação de eventos favoráveis. A ideia de um espaço voltado para as artes e a cultura vem desde a origem da UFS. Ter esse espaço numa cidade que pulsa história e tradição cultural, como é o caso de Laranjeiras, é algo extraordinário”, disse Rosalvo Ferreira, vice-reitor.

“Considero que o caminho natural do campus de Laranjeiras é o resgate e valorização das diversas formas de cultura, artes, saberes e fazeres tradicionais”, disse Rosalvo Ferreira, vice-reitor.


“Considero que o caminho natural do campus de Laranjeiras é o resgate e valorização das diversas formas de cultura, artes, saberes e fazeres tradicionais, a partir da integração e articulação com os demais campi da UFS”, prospecta.

De acordo com Ana Karina Calmon, a UFS tem muito a comemorar seus 55 anos, especialmente em Laranjeiras, já que o campus do qual é vice-diretora está completando 15 anos.

“Primeiro a felicidade de comemorar a existência de uma universidade pública. Devemos festejar muito, ainda mais saindo de um cenário político adverso como a gente saiu, então agora é um momento de comemoração”, disse.

“São 15 anos do campus de Laranjeiras, o campus da cultura e das artes, dentro do município que respira cultura popular e patrimônio – não só patrimônio histórico, com monumentos, igrejas, mas patrimônio natural, além dos mestres”, reforçou.

Ana Karina Calmon, diretora em exercício do campus de Laranjeiras: “A reflexão é pensar como possamos casar as ações políticas com educação, prosperando no universo das artes e da cultura”


Para a professora, presente à sessão na posição diretora em exercício, o momento é de construção de parcerias para pensar novas estratégias na relação do campus com a cidade.

“A reflexão que estou trazendo hoje é exatamente tentando pensar como que, num cenário político, possamos casar as ações políticas com educação, prosperando no universo das artes e da cultura”, comentou.

“Temos afinado e alinhado muitas propostas com diferentes segmentos da prefeitura: a Secretaria de Educação, a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Cultura”, comentou.

“Como exemplo, temos hoje um Grupo de Trabalho formado com a Secretaria de Educação que tem dado frutos muito bacanas. A gente tem a quinta cultural que é resultado disso, assim como a Escola do Departamento de Arquitetura – que chamamos de Trapiche, o escritório modelo –, que tem, além de uma atuação com o patrimônio da cidade, uma realidade de olhar para a comunidade mais necessitada do município, que são os assentamentos”, pontuou.


Apresentação

A sessão da Câmara reuniu vereadores, gestores da UFS e convidados na sede da casa legislativa, instalada em um prédio histórico de Laranjeiras. Na ocasião, houve a apresentação musical do coletivo “Do, Te, Cá”, que faz parte de um projeto de extensão que envolve estudantes e egressos do Departamento de Música. O projeto é coordenado pelos professores Aline Soares Araújo e Daniel Nery.


Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br

Fonte: https://www.ufs.br/conteudo/72024-dialogo-e-parceria-para-a-ufs-do-futuro-marcam-visita-da-universidade-a-camara-municipal-de-laranjeiras

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

MANDE UMA MENSAGEM NO WHATSAPP E PARTICIPE

(79) 9 96919607

Visitas: 26699
Usuários Online: 99
Copyright (c) 2024 - Rádio Laranjeiras FM
Converse conosco pelo Whatsapp!