(79)99691-9607

NO AR

Manhã Feliz-Apresentação. Em manutenção

radiolaranjeirasfm.com.br

Cidade

Sergipe confirmou primeiro caso de febre maculosa em Aracaju. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital nesta sexta-feira (28).

Publicada em 29/07/23 às 20:46h - 18 visualizações

por Rádio Laranjeiras FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: aracajuagoranoticias)

Segundo a SMS, o diagnóstico é de uma pessoa do sexo masculino, de 15 anos, residente no Bairro Porto Dantas, que convive diariamente com cavalos, cães e galinhas, sem histórico de viagem recente. Ele recebeu alta e segue rotina normalmente.

Até o momento, três pessoas morreram vítimas da febre maculosa no Brasil no último mês de junho. Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar por um tempo prolongado fixado na pele das pessoas. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Histórico do paciente

No dia 19 de junho, o adolescente procurou o Hospital Regional José Franco Sobrinho, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, com quadro de febre, náusea, cefaleia, dor abdominal, mialgia, prostração, astenia e tosse piosanguinolenta (sintomas leves).

Com coleta para febre maculosa e arboviroses, o resultado testou positivo para chikungunya. Após melhora do quadro, paciente recebeu alta no dia 26 de junho.

O resultado da primeira coleta para PCR, que detectou febre maculosa, saiu em 20 de julho. O Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS) da SMS continua realizando monitoramento do paciente, aguardando resultado da segunda amostra da sorologia e dos carrapatos recolhidos no cavalo.

Ações

Após confirmação, uma equipe do Centro de Controle de Zoonozes esteve no endereço do paciente para iniciar as investigações sobre o caso. Familiares relataram que ele tem hábito de circular no bairro montado a cavalo e que leva o animal para banhar em um riacho da localidade, conhecido por riacho do moreno.

A residência é toda revestida e não foi encontrado carrapato - vetor da febre maculosa - no ambiente interno e nem externo da casa. Contudo, no cavalo da família foram coletados carrapatos e encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (LACEN).

Fonte: Aracajuagoranoticia - https://www.instagram.com/p/CvPkRxVuTXq/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==   




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

MANDE UMA MENSAGEM NO WHATSAPP E PARTICIPE

(79) 9 96919607

Visitas: 38400
Usuários Online: 96
Copyright (c) 2024 - Rádio Laranjeiras FM
Converse conosco pelo Whatsapp!