O Corpo de Bombeiros encerrou, por volta das 10 horas desta terça-feira (2), as buscas por vítimas do desabamento de um residencial após uma explosão, ocorrida no último domingo no Bairro Santo Antônio, em Aracaju. Cinco pessoas morreram e pelo menos 14 pessoas ficaram feridas, duas delas continuam hospitalizadas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, havia a possibilidade de uma sexta vítima sob os escombros, mas após apuração com moradores, a Polícia Civil e varredura da área, esta possibilidade foi descartada.
"Essa terceira vítima, que era uma incerteza, nós identificamos que é um homem que se encontra na ala vermelha do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em estado gravíssimo, com 90% do corpo queimado. Houve uma divergência de informação com relação aos nomes, mas confirmamos com a Polícia Civil e com o telefone celular dele. Neste momento estamos finalizando a operação porque não há mais vítimas para serem encontradas", disse.
Ainda de acordo com ele, as equipes também fizeram uma varredura em todos os imóveis, em todas as áreas em busca de animais de estimação.
Após os fim dos trabalhos, as equipes se reuniram em frente ao residencial e fizeram uma oração pelas vítimas.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhou os trabalhos no local do desabamento, na manhã desta terça-feira. Ele lamentou o ocorrido e disse que a prefeitura vai aumentar a fiscalização de imóveis na capital, para evitar outras situações como esta.
O governador do estado, Fábio Mitidieri, também esteve no local. Ele falou sobre o trabalho dos órgãos de segurança, e pediu para que proprietários de imóveis semelhantes, procurem a regularização o quanto antes.
Segundo os bombeiros, a suspeita inicial é de que a explosão tenha sido provocada pelo vazamento de gás de um botijão no 1º pavimento da edificação de dois andares, que abrigava 44 apartamentos e fica no fundo de uma residência.
Ainda de acordo com os bombeiros, a edificação não era regularizada pela instituição. 40 famílias estão desalojadas e estão na casa de parentes. Duas estão sendo assistidas pela Secretaria de Assistência Social de Aracaju.
O casal Isla Solimar Batista Santos e Weslly André Santos, de 20 anos, morava no local há quase dois anos. Eles foram sepultados juntos na cidade de Japoatã, nesta segunda-feira (1º). O corpo da terceira vítima identificado como Guilherme Alves de Souza, foi sepultado na cidade de Aquidabã. Ele morava no residencial com a esposa, que não estava no local no momento do desabamento. A quarta vítima foi identificada como Ana Cristina dos Santos, de 51 anos. Já a quinta vítima foi o idoso José dos Santos, de 65 anos.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que duas vitimas ainda permanecem internadas no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) informou que peritos do Instituto de Criminalística farão análise no prédio após a conclusão das buscas. Um inquérito policial será instaurado para investigar o caso.