As deficiências de aprendizagem na rede municipal de Laranjeiras são notáveis no dia a dia das escolas
.
Os índices de aprendizagem aferidos em Laranjeiras, no interior de Sergipe, estão muito abaixo da meta perseguida pelo Ministério da Educação. Antes de qualquer abstração estatística, entretanto, há a experiência concreta da comunidade escolar. Em matéria de Educação, a prefeito Juca Bala está reprovado, nota zero em todos os quesitos.
Não se faz aqui nenhuma afirmação leviana. Os índices da Educação em Laranjeiras estão abaixo da média nacional. O Ideb municipal, por exemplo, alcança apenas 3,9 pontos. A meta era 6.
Segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que se atém à competência em português e matemática, a compreensão dos alunos regrediu ao mesmo patamar de um distante 2007.
Infelizmente, as deficiências de aprendizagem na rede municipal de Laranjeiras são notáveis no dia a dia das escolas. Estudantes, pais de alunos, professores, toda a comunidade escolar tem queixas a respeito da gestão atual.
No início do ano, os professores da rede municipal de ensino cruzaram os braços em protesto com o descaso da prefeitura de Laranjeiras. Não se trata aqui, contudo, de uma discussão restrita aos interesses de uma determinada categoria de servidores. Os salários atrasados dos professores produzem reflexos em sala de aula, como fica patente no Ideb do município, no Saeb, e também no grande números de estudantes matriculados em séries inadequadas para a sua faixa etária. E, assim, comprometem o futuro de todo o município.
Fonte: https://jornaldodiase.com.br/nota-zero/